Comunidades Terapêuticas

Governador Ibaneis Rocha visita obras da primeira unidade da Fazenda da Esperança Masculina em Brasília - ImagineAcredite

“Aqui em Brasília só havia a fazenda feminina. Fui procurado pelo Frei Hans [Stapel, fundador da Fazenda da Esperança] há uns dois anos e nós organizamos essa área porque eles oferecem o melhor acolhimento possível e têm um índice de recuperação de usuários muito alto, superior ao de outras clínicas terapêuticas. Por isso, incentivamos da melhor maneira”, pontua o governador.

Fazenda da Esperança celebra 30 anos de transformação na vida de mulheres em Lagarto/SE - ImagineAcredite

Inaugurada em 1994, a Fazenda é um espaço dedicado à recuperação de mulheres que lutam contra dependências químicas, oferecendo um ambiente de acolhimento, trabalho e espiritualidade. Lagarto, município que abriga essa comunidade, é também o berço de parte dos fundadores da Fazenda da Esperança, sendo reverenciado como “Terra Santa” por aqueles que fazem parte dessa obra de amor.

O papel de Dr. Quirino Cordeiro na recuperação dos pacientes da Cracolândia - ImagineAcredite

O acesso ao serviço é realizado por meio de diversas modalidades: busca ativa, conduzida por profissionais especializados em dependência química que realizam abordagens e escutas qualificadas; busca espontânea, onde os indivíduos procuram diretamente o serviço; e busca ativa solidária, promovida por organizações sociais, missionárias ou grupos de mútua ajuda.

Sâmio Falcão garante que o Departamento dará apoio às entidades atuantes em acolhimento e cuidados às pessoas afetadas pelas drogas

Com o objetivo de garantir o tratamento de mais de 80 mil adictos que buscam uma nova história, por meio das Comunidades Terapêuticas, o governo federal criou o Departamento de Apoio às CTs (DACTs), no Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome e nomeou o advogado experiente Sâmio Falcão para exercer o cargo de diretor, que concedeu uma entrevista exclusiva ao ImagineAcredite.

Conheça a FEBRACI que tem transformado as Clínicas Especializadas em Dependência Química no Brasil

No Brasil, mais de 12,4 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de dependência química, o que afeta diretamente a forma de viver, como a psíquica e social. Nesse sentido, quando o colapso “chega”, é hora de buscar um tratamento eficaz, como a abstinência, para superar o flagelo das drogas e a falsa ilusão do prazer, sendo necessária a internação, por 90 dias, em uma clínica de reabilitação de forma voluntária, involuntária ou compulsória.
Carregar Mais

Follow Me